Buscar
  • Rodrigo Tosta – Coach RT Performance e Zwift

5 FORMAS DE TREINAR NO ZWIFT


Não é novidade para ninguém que o treinamento indoor foi, é e provavelmente continuará sendo por muito tempo, a maior área de crescimento no mercado de triathlon e ciclismo. Existem muitas razões práticas para isso como o clima, gerenciamento de tempo, condições das estradas e, principalmente, a segurança, mas também algumas soluções do mundo real que tornaram o mundo virtual um local muito mais atraente, agradável e produtivo para atingir seus objetivos esportivos.

O Zwift é exatamente uma dessas soluções! Ele é um aplicativo que transforma o treinamento em um “jogo". Mas antes de usar o Zwift, eu realmente achava que não seria para mim, pois eu nunca gostei de vídeo games ou jogos online, mesmo quando criança. Portanto, me questionava se eu realmente queria participar de um “jogo” e se isso, de alguma forma, não iria comprometer minhas sessões de treino.

Mas o que descobri rapidamente foi uma ferramenta de treinamento realmente genuína, que me proporcionou uma experiência imersiva que me manteve interessado e treinando regularmente por estar conectado com pessoas de todo o mundo, inclusive com meus atletas e grandes estrelas profissionais.

O Zwift é um serviço de assinatura que custa US$ 14,99 por mês, mas a boa notícia é que você pode experimentá-lo gratuitamente por sete dias e caso você se inscreva, não há período mínimo de assinatura (por exemplo, não precisará se comprometer por três meses ou coisas do tipo) e poderá interromper quando você quiser.

Você pode treinar no Zwift usando desde um rolo simples com um sensor de velocidade em sua roda traseira e um receptor de sinal ANT+ em seu computador até um smart trainer pareado com uma Apple TV. Sem dúvida a experiência em um smart trainer te levará para o próximo nível em termos de interatividade e sensações, mas posso garantir que mesmo com a versão mais simples já é possível treinar de forma eficiente e se divertir muito!

Uma vez conectado a plataforma você poderá escolher entre cinco maneiras diferentes de treinar no Zwift.

1 - JUST RIDE

O Zwift tem vários locais disponíveis (também chamados de mapas ou mundos), a saber:

* Watopia

* Richmond

* Londres

* Nova york

* Innsbruck

* Yorkshire

* Bolonha

* Crit City

Watopia é um mundo criado pelo Zwift e considerado por muitos o melhor e o mais popular em termos de opções, gráficos e experiência geral. Possui selvas, vulcões, vilas italianas, montanhas, desertos, pontes, mundos subaquáticos e muito mais, incluindo a subida em réplica do famoso Alpe d'Huez - além de várias opções de estradas planas. Watopia está sempre disponível, juntamente com alguma das outras opções dependendo do dia da semana. Você pode ver qual é a programação desses outros mapas do Guest World na tela de login do Zwift.

Após escolher em qual mapa ou mundo você vai treinar, talvez a escolha mais importante seja em qual percurso você vai pedalar, dentro desse mundo.

Cada rota terá um comprimento diferente e terá diferentes variações de altimetria, o que pode ser bastante importante, dependendo da sessão que você planeja fazer. Pesquise os detalhes de cada uma das rotas para ver o que melhor se adequa às suas necessidades de treinamento.

2 – WORKOUTS

O próximo tipo de sessão de treinamento que você pode escolher são treinos estruturados que abrangem uma ampla gama de finalidades diferentes, focando em intensidades específicas e podem desenvolver capacidades como resistência, velocidade, limiar, etc., dependendo de seus objetivos e época da temporada. Você pode acessar centenas, talvez milhares, de treinos e testes pré-definidos, categorizados por tempo, tipo e até planos de treinamento. Como alternativa, você pode criar suas próprias sessões (treinos personalizados) ou até mesmo montar as sessões definidas pelo seu treinador. Caso você use o Training Peaks, você pode sincronizar as contas e seus treinos montados no Training Peaks aparecerão automaticamente na biblioteca de treinos do Zwift, eliminando a necessidade de remonta-los.

3 – GROUP WORKOUTS / GROUP RIDES

Um dos elementos responsáveis pelo sucesso do Zwift é a opção de interação social em um ambiente virtual e a capacidade de pedalar com outros ciclistas de todo o mundo. E é aí que entram os treinos em grupo.

Você pode encontrar um treino em grupo muito facilmente no App Zwift Companion que você deve baixar no seu smart phone e há muitas opções todos os dias. Simplesmente abra o aplicativo no seu telefone, em seguida, clique em EVENTOS. Essa tela fornecerá uma lista dos próximos eventos, mas você pode procurar rapidamente usando o botão FILTROS. Se você quiser saber mais sobre algum treino específico, basta clicar no evento e conhecer todos os detalhes sobre ele. Se você decidir participar, basta pressionar o botão "+" e seu lembrete será definido. Gostaria de aproveitar a oportunidade e te convidar a se juntar a mim e aos meus atletas toda quarta-feira às 6h da manhã no horário de Brasília, para nosso RT Performance Group Workout.

Nesse formato o "grupo" fará a mesma sessão, mas o que cada ciclista verá são alvos de potência baseados em seu próprio nível individual (relacionado aos % do seu FTP que estará definido em sua conta Zwift). Dessa forma você pode pedalar com Lionel Sanders e permanecerá junto dele o treino inteiro, por mais lento que você pense que é.

Diferentemente de Group Workout, no Group Ride a sessão não é estruturada especificamente para uma série de intervalos. Esse formato se assemelha ao que você faz quando sai para pedalar no fim de semana com seus parceiros de treino. Ao contrário do Group Workout, nos quais o nível absoluto do ciclista não é um fator (desde que cada ciclista atinja suas metas, o grupo na tela permanece unido), em um Group Ride, o seu nível absoluto afetará a capacidade de permanecer com esse grupo. No entanto, esse não precisa ser um problema, pois os Eventos de Group Ride são categorizados e você precisa selecionar um treino que melhor se adapte ao seu próprio nível. Essas categorias são baseadas em watts por peso (w/kg) e no seu nível de FTP. Mas lembre-se, este é um passeio em grupo e não uma competição!

4 – CHALLENGES / TOURS

Juntamente às diferentes opções de treinamento existentes no Zwift, há promoções, desafios e competições regulares. Em muitos casos, os "prêmios" são virtuais (conclua alguma tarefa e ganhe uma camisa virtual para adicionar à sua coleção pessoal do Zwift, por exemplo). Mas também existem muitos prêmios e oportunidades reais a serem conquistados (inscrições para o Norseman Xtreme Triathlon ou a possibilidade de receber todo o suporte para seu treinamento visando a vaga para Kona, por exemplo). Existem vários diferentes desafios disponíveis na maioria dos meses.

Possivelmente, o maior evento anual de participação na plataforma é o anual Tour De Zwift, que é uma série de nove pedaladas virtuais durante o mês de janeiro por todos os mundos do Zwift. Há oportunidades em diferentes momentos ao longo de vários dias para concluir cada etapa, além da chance de "recuperar o atraso" de todas as que você perdeu no final do mês.

5 – RACES

E é claro, você também pode competir no Zwift! Existem muitas opções a cada hora, o tempo todo. Assim como os Group Ride, as Races também são categorizadas; portanto, escolha o grupo que melhor se adequa ao seu nível de condicionamento e inscreva-se no evento da mesma maneira. Vale a pena verificação das regras específicas (se houver) aplicáveis ​​à prova, pois pode ser um requisito que os atletas usem um monitor de frequência cardíaca (para fins de validação) ou devem ter dados de cadência ou devem estar usando um smart trainer ou medidor de potência, etc. Certifique-se de que seu peso registrado no Zwift seja preciso, pois isso é essencial para garantir que seu desempenho seja fidedigno e justo dentro dos jogos.

Então, é isso! Existem muitas opções para manter sua rotina de treinos divertida e produtiva para atingir seus objetivos. Por que não tentar algumas delas e descobrir qual funciona melhor para você?


31 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2017 Criado por Fluxo Comunicação Esportiva