Buscar
  • Rodrigo Tosta – Coach RT Performance

COMO ESCOLHER UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE TRIATHLON?


Treinar para um triathlon pode parecer muito complicado para alguém novo no esporte. Você tem três esportes para praticar, uma quantidade limitada de habilidade e pouco tempo. Mas mesmo que seu esporte favorito seja outro e você treine poucas horas por semana é possível participar, principalmente de provas curtas como um short triathlon. Mas para isso, encontrar um bom programa será a melhor maneira de começar seu regime de treinamento.

Aqui está o que um novato ou iniciante deve procurar em um programa de treinamento de triathlon :

1. Treinador: como você pode nunca ter feito um ou mais dos esportes, é importante ter a orientação adequada. Um treinador pode ajudá-lo a melhorar a técnica e se tornar mais eficiente no esporte. Ele também podem ser um motivador e ajudar a monitorar seu progresso, além de ter condições de avaliar toda sua rotina e formular um programa de treinamento que leva em consideração todos os seus demais compromissos, sejam profissionais e/ou familiares, tudo isso embasado em seu nível de condicionamento, histórico esportivo e lesivo. Normalmente o pagamento para um treinador é feito mensalmente.

2. Consultoria: talvez não tenha treinos tão personalizados quanto os de um treinador, mas vai ajudá-lo a permanecer com foco nos seus objetivos e orienta-lo em seu treinamento, para que mantenha uma regularidade na prática esportiva. Normalmente, a consultoria avalia suas possibilidades e te sugere o melhor caminho a seguir, indicando o nível de treinamento que é certo para você. Normalmente o pagamento para uma consultoria é feito por hora.

3. Planilhas prontas por eventos: essas planilhas normalmente tem um número de semanas pré-estabelecido e um objetivo bem específico. Esse tipo de abordagem pode ser bem interessante quando combinada com um suporte técnico anterior para torna a planilha mais individualizada, pois o custo tende a ser bem mais baixo que as duas opções anteriores. Normalmente o pagamento para adquirir uma planilha é por unidade e vai depender de quanto tempo essa planilha dura.

4. Flexibilidade: famílias, empregos, compromissos e horários agitados nos mantém muito ocupados. É importante que o programa que você vai escolher lhe permita ser flexível. Se você não puder ir para a piscina nadar, você talvez possa correr próximo à sua casa ou ir à academia, próxima ao seu trabalho.

5. Clínicas: também conhecidas como training camps, essas são ótimas opções para você viver dias de imersão no triathlon e poder aprender bastante sobre todos os assuntos relacionados, como equipamentos, treinamento, nutrição, gestão do tempo, além de conhecer lugares diferentes, diversas pessoas com propósitos parecidos e poder criar bons ciclos de amizade. Normalmente o pagamento para uma Clínica ou Training Camp é feito por evento.

6. Treinos avulsos: nesse modelo, não há um planejamento do treinamento, apenas sessões isoladas, que na maioria das vezes procuram ser diversificadas para que os atletas tenham condições de treinar diversas valências físicas ao longo da semana. Normalmente o pagamento para um treinador é feito por sessão ou mensalmente.

7. Equipe: treinar para um triathlon, apesar de prazeroso, pode ser solitário demais para alguns. Nesse caso, procure um programa que lhe ofereça e incentive a treinar em um ambiente de equipe. É mais fácil sair da cama em uma manhã fria de sábado, se você souber que os outros vão estar lá com você. Mas entenda que esses treinos devem ser limitados dentro do seu programa, pois a individualidade deve sempre prevalecer e muitas vezes o espírito competitivo presentes nos treinos em grupo podem ser prejudiciais para sua evolução. Normalmente o pagamento para um treinador é feito mensalmente.

8. Uma causa: Muitas vezes é mais fácil de treinar para um evento de resistência, tal como um triathlon, se você sabe que o objetivo final é o de apoiar uma boa causa. Existem várias associações e fundações que utilizam o esporte para arrecadar fundos para suas causas. Procure uma com a qual você se identifique. Normalmente não há custo para afiliação e algumas oferecem encontros para treinos em grupo.

De posse de todas essas alternativas fica mais fácil encontrar o plano que mais combina com você e ingressar no fantástico e desafiador mundo do triathlon. O que está esperando???

Bons treinos


24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2017 Criado por Fluxo Comunicação Esportiva