Buscar
  • Rodrigo Tosta – Coach RT Performance

COMO TRANSFORMAR UM ROLO BÁSICO NUM SMART TRAINER?


Muitas vezes a correria do dia a dia não nos permite ir aos nossos locais de treino favoritos, mas isso não precisa significar um prejuízo para seus treinos, principalmente quando o assunto é ciclismo.

O Zwift é uma ferramenta incrível para treinamento e que serve também para entretenimento e sociabilização. É claro que a experiência mais completa nessa plataforma fica por conta dos smart trainers, verdadeiros simuladores. Mas mesmo com um rolo simples e investindo muito pouco você pode aproveitar bastante e ainda se surpreender com o que esse “vídeo game de adulto” pode te proporcionar.

O primeiro passo para jogar é instalar o programa em seu computador. Todavia, é preciso que ele possua uma configuração mínima:

• Sistema: Windows 7 x 64 bit, OSX 10.8 • Processador: Intel Core 2 Duo • Memória: 4GB • Placa de vídeo: GPU dedicado de 1GB ou Intel HD 4000/AMD R5 • Espaço no HD: 4GB

Você pode baixar o jogo no www.zwift.com e atualmente é possível jogar gratuitamente por 7 dias. Depois deste período, é preciso pagar uma mensalidade de 15 dólares para continuar.

O Zwift precisa de uma conexão com a internet para funcionar. Sem ela, você não vai conseguir logar em sua conta. É possível continuar jogando se a internet cair e você já estiver logado, mas você vai ficar “sozinho” no mundo virtual.

Como transformar

Você vai precisar de um rolo de treino, mas mesmo os rolos mais simples vão funcionar, só precisam gerar pressão na roda traseira. Para calcular a velocidade do ciclista virtual, o Zwift utiliza peso e altura do ciclista, resistência do ar, inclinação do terreno e, acima de tudo, a potência gerada pelo atleta. Mas não tendo um medidor de potência, a forma mais simples para o jogo calcular sua potência estimada é usando um sensor de velocidade na roda traseira. Para isso, o aplicativo vai utilizar um algoritmo levando em conta a velocidade com que você gira a roda. É importante dizer que esse cálculo de potência nunca será 100% preciso, já que fatores como pressão do pneu, aperto do rolo e muitos outros podem afetar a medição.

Para captar os dados emitidos pelo sensor de velocidade que emitem sinais ANT+, seu computador precisa de uma antena USB ANT+ e um cabo extensor USB, item quase obrigatório que permite colocar a antena ANT+ perto dos sensores, evitando frustrantes quedas de sinal.

Siga esses passos para nos vermos por lá… RIDE ON!


2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2017 Criado por Fluxo Comunicação Esportiva