Buscar
  • Rodrigo Tosta – Coach RT Performance

TRAINING CAMP, VOCÊ PRECISA PARTICIPAR!


Ainda pouco difundido no Brasil os training camps são um sucesso no exterior há muito tempo. Mas o que exatamente significa? Os training camps são verdadeiras imersões no mundo do triathlon, onde os participantes são levados a explorar aspectos do treinamento, que muitas vezes não conseguem em sua rotina diária. É a oportunidade de treinar e trocar experiências com vários atletas, o que acaba por aumentar consideravelmente a “bagagem” de conhecimento de cada um. Qualquer pessoa que queira melhorar seu desempenho deve considerar participar de um camp, não importa qual seja o seu nível atual. Os camps são uma oportunidade para passar um tempo de qualidade desenvolvendo as habilidades que você precisa para melhorar. Há tantas informações e detalhes no triathlon que realmente exige um compromisso de tempo para se ter o domínio.

Em um campo de treinamento típico, provavelmente haverá dois ou três treinos por dia, intercalados com refeições para que os atletas não tenham que de lidar com nada além de treinamento e recuperação. Também pode incluir uma palestra ou sessão de perguntas e respostas para ajudar os atletas a avaliar falhas técnicas e detalhes de planejamento. Também haver encontros privados com os atletas, para desenvolver suas metas para a próxima temporada e até montar um plano de treinos personalizado. A idéia principal e fazer os atletas saírem de lá melhores do que entraram, mas não do ponto de vista do condicionamento, mas de como enxergam o esporte, suas ambições e limitações.

Nossos camps não são sobre treinar o máximo possível e sim sobre ajudá-lo a se tornar um atleta melhor, dando-lhe as ferramentas necessárias para tal, enquanto você ainda recebe um treinamento de alta qualidade.

Os camps não têm uma duração precisa. Podem durar apenas três dias, mas também existem os maiores com sete a quinze dias. Isso vai depender basicamente dos compromissos que os atletas têm fora do esporte. Você pode participar de camps curtos ou longos, mas, novamente, a dedicação de tempo é a chave para dominar o esporte, de modo geral, quanto mais tempo você pode se dedicar a um camp, mais você vai extrair dele.

Camps tem uma ampla gama de preços, e realmente depende do que o atleta está procurando. Locais de treinamento, instalações, serviços, viagens... Todos eles desempenham um papel nos custos. Porém o mais importante é que sejam eficazes em relação às condições para a prática do esporte e para se concentrar no treinamento. Peter Reid (três vezes campeão no Havaí) alugava uma cabana nos campos de lava em Kona, e ficava isolado, enquanto se preparava para o Campeonato Mundial de Ironman. Brett Sutton treinava seu grupo nas Filipinas porque é barato e há poucas distrações. Os irmãos Raelert vão para Fuerte Ventura nas Ilhas Canárias e ficam inclusive sem acesso à internet e televisão. Quando falamos de um camp organizado e coordenado por um treinador é importante salientar que o trabalho do treinador é cuidar de tudo para você, para que você melhor se concentre no que você quer e precisa, que é o seu treinamento e preparação. Nós já fizemos camps em Rio Preto/MG, Florianópolis/SC, Nova Lima/MG, Itaipava/RJ, Guaratinguetá/SP, além de Boulder/CO e Kona/Hawaii e sempre tentamos tornar as coisas simples para que os atletas possam maximizar a dedicação de tempo ao esporte.

Ao escolher um camp os atletas devem considerar o treinador que estará conduzindo e ver se é alguém que pode trazer informações úteis. Outras considerações são de orçamento, demandas de tempo, a proximidade e o local do camp em si.

Agora que você já sabe o que é e para que serve um training camp, procure juntar uma grupo de amigos, se possível um treinador da sua confiança e programem-se para alguns dias de treinos duros, mas muito divertidos e proveitosos.

Bons treinos


3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2017 Criado por Fluxo Comunicação Esportiva