Buscar
  • Rodrigo Tosta – Coach RT Performance

MUDE SEUS HÁBITOS E SEJA UM ATLETA MELHOR


Hábito é algo que fazemos cotidianamente, muitas vezes até sem pensar. Todo ser humano possui seus hábitos, sejam eles bons ou ruins. Agora: é possível mudá-los? Sim. É fácil? Muitas vezes não. Criar o hábito é um dos fatores que te levará ao sucesso, seja no trabalho, seja nos estudos ou nos treinos. Enquanto você continuar tendo que se lembrar que tem de estudar, que tem de trabalhar ou que tem que treinar, por exemplo todos os dias pela manhã, essas coisas ainda vão demandar esforço e te desanimar mais cedo ou mais tarde. No entanto, no momento em que elas se tornarem hábitos, quando você as fizer naturalmente, sem pensar “tenho que fazer isso”, todo esforço e desanimo vão embora. A questão agora é como criar estes hábitos?

Manter um hábito é fácil, criá-lo é que exige dedicação. Estudos apontam que demoramos 21 dias para criar um hábito. 21 dias de dedicação e esforço é o que você precisa para criar um novo hábito. Durante esses 21 dias você terá que lembrar diariamente que “tem que fazer X durante Y minutos, horas, etc”. E quando você estiver cansado, desanimado, frustrado, terá de fazer do mesmo modo. Conforme os dias vão passando, cada vez mais isso vai deixar de ser uma obrigação e vai se tornar um hábito. Após os 21 dias você já vai estar fazendo isso sem pensar, pois criou o hábito.

Como eu e você somos pessoas sistemáticas (só pessoas sistemáticas param para ler um texto sobre como criar hábitos num site sobre Triathlon), vamos fazer um pequeno guia com cinco dicas para você seguir…

  • A primeira coisa que devemos fazer é definir que hábitos queremos mudar e/ou adquirir: melhorar a alimentação, dar uma atenção maior na natação, no ciclismo ou na corrida, conseguir cumprir a planilha à risca, fazer trabalhos compensatórios de alongamento/flexibilidade. Seja lá o que for, defina o que você deseja tornar um hábito para elevar sua performance.

  • Ponha no papel: materialize seu objetivo. É fundamental que você escreva em algum lugar qual é a sua meta. Defina exatamente o que você deseja e em quanto tempo irá conseguir.

  • Calcule o custo: o que será necessário para atingir esse objetivo? Quanto tempo e/ou dinheiro terei que investir? É importante ter a consciência do que você terá que abrir mão para chegar lá.

  • “Amarre-se numa corda”: pense em alguém que você pode confiar (se você tem um treinador, provavelmente ele é a melhor pessoa). Agora divida com essa pessoa suas metas e peça para estar ao seu lado até que você chegue lá. Acredite, faz muita diferença ter alguém com quem dividir um objetivo. Isso aumenta seu nível de motivação e compromisso.

  • Faça: não adianta cumprir cada um dos passos anteriores e não fazer nada. Agora é começar a executar as tarefas diárias para realizar tudo o que você planejou anteriormente.

Nunca é tarde para rever nossos conceitos e avaliar em que podemos melhorar. Essas dicas servem para qualquer esfera da sua vida e para o nosso esporte não seria diferente. Então, o que está esperando para pegar caneta e papel?

Boas mudanças e bons treinos!


2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2017 Criado por Fluxo Comunicação Esportiva